Glossário

U/V


UDF (Universal Disk Format)

O UDF é o formato usado em todos os DVD e nos CD-R e CR-RW. Tem por base standards abertos, permitindo a troca de informação entre sistemas operativos e entre suportes de armazenamento de informação. Este formato consente a gravação de dados num CD de forma idêntica à gravação numa unidade de disco rígido ou numa unidade de disquetes suportando um enorme número de funções avançadas (nomes de ficheiros longos, árvores de directórios longas, ficheiros pequenos, ficheiros grandes).

Oriana Rocha


Universal Disk Format

 
O Universal Disk Format (UDF) é uma especificação do formato de um sistema de arquivos em um disco ótico. É uma implementação do padrão ISO/IEC 13346 (também conhecido como ECMA-167). Ele é considerado um substituto para ISO 9660, e é amplamente usado para mídias óticas graváveis e regraváveis. O UDF é desenvolvido e mantido pela Optical Storage Technology Association (OSTA).
 
André Azevedo

Universal  Disk Format (UDF)


É uma pormenorização do formato de um sistema de arquivos num dico óptico. É uma implementação do padrão ISO  / IEC 13346. O UDF é desenvolvido e mantido pela Optical Storage Technology  Association (OSTA).
 
José Luís
 

Vídeo

É uma tecnologia de processamento de sinais electrónicos analógicos ou digitais. Captura, armazena e transmite ou apresenta uma sucessão de imagens com impressão de movimento.

Catarina Miranda
                                                  
 

Vídeo

O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate. Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma âmara de vídeo analógica ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico.

Xana


Vídeo

É uma tecnologia que que processa sinais electrónicos, analógicos ou digitais, que tem como objectivo armazenar ou reproduzir uma sucessão de imagens com impressão de movimento. Esta tecnologia foi principalmente usada na televisão.

José Luís



Vídeo-CD

 
O formato Video CD (VCD) foi criado em 1993 pela Philips e JVC, de forma a permitir armazenar filmes que pudessem posteriormente ser reproduzidos em computador. A maioria dos DVD Players existentes no mercado reproduzem VCD.
Este formato de CD é na realidade do tipo CD-ROM XA e pode comportar 74 minutos de áudio e de vídeo digitais, utilizando a compressão MPEG-1.

Luísa Miguel

 

Vídeo-CD


O formato Video CD (VCD) foi criado Philips e JVC, de forma a permitir armazenar filmes que pudessem posteriormente ser reproduzidos em computador. Pode comportar 74 minutos de áudio e de vídeo digitais, utilizando a compressão MPEG-1.

Xana

Sistema de Ficheiros

 
Um sistema de ficheiros  é uma forma  de organização de dados que estão frequentemente  gravados em discos magnéticos .
O sistema operacional pode decodificar os dados armazenados  no disco , utilizando os dados para lê-los ou grava. Los ou mesmo utiliza-los.
Com os discos conseguimos obter a informação desejada .

Gabriel
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário