Glossário

P


Plotters (ou traçadores) de gráficos - são dispositivos semelhantes às impressoras, pois servem para imprimir informação vinda do computador. As plotters são usadas principalmente na impressão, com elevada precisão, dos desenhos de peças, dos projectos de habitações e dos desenhos de painéis publicitários.





  Luísa Miguel

Photo - CD - o formato Photo-CD constitui a base para a criação de um suporte alternativo às fotografias e aos slides convencionais, tornando possível o seu armazenamento no formato digital em discos CD-R. Os CD, neste formato, podem ser lidos em unidades de leitura Photo-CD e visualizados na televisão ou em unidades de leitura CD-ROM, CD-ROM XA e visualizados no monitor do computador.

Sandra

Photo-CD - O formato Photo-CD constitui a base para a criação de um suporte alternativo às fotografias e aos slides convencionais, tornando possível o seu armazenamento no formato digital em O Photo-CD é um formato de arquivo de fotografia digital desenvolvido pela Eastman Kodak, Co. Disponibiliza fotografias digitalizadas a 36 bits, gravadas num CD segundo uma formatação própria, que não obedece aos padrões utilizados num PC ou Mac. Ainda assim, estes CDs podem ser lidos pela maior parte dos computadoresdiscos CD-R. Cada imagem contém vários níveis de resolução no mesmo ficheiro: o utilizador trabalha facilmente com as mais pequenas, as de média resolução servem para o ecrã e as de maior resolução para a impressão.Existem vários tipos de Photo CD, que variam principalmente na resolução da digitalização (desde um nível básico a um nível mais profissional).



Luisa Miguel

Photo-CD - Este formato compõe o suporte para a criação de uma base alternativa às fotografias e aos slides convencionais, sendo assim possível o seu armazenamento no formato digital em discos CD-R. Os CD, neste formato, podem ser lidos em unidades de leitura Photo-CD e visualizados na televisão ou em unidades de leitura CD-ROM, CD-ROM XA e visualizados no monitor do computador.

Oriana

 Pistas de Áudio - Pistas de áudio digital permitem-lhe armazenar dados de áudio como sons digitais em vez de símbolos musicais.
Uma pista de áudio digital é como uma cassete gravada que pode ser incluída num documento musical e no qual pode gravar o que quiser para emitir posteriormente.
O número de pistas digitais de áudio num documento é ilimitado. Mais ainda, você pode usar simultaneamente pautas normais (emitindo na saída digital ou MIDI) e pistas de áudio digital no mesmo documento.

André Alão

Pen Drives - Servem para armazenar dados e ligam-se ao computador através de uma porta USB. Estas memórias compõem um meio prático para transporte de dados entre computadores, não necessitando, na maior parte das vezes, de instalação prévia de software. Relativamente aos seus tamanhos e custo, pode-se considerar como boas a capacidade de armazenamento, a fiabilidade e a taxa de transferência dos dados.



Vanessa Peixoto

Pen Drive

Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash, com aspecto semelhante a um isqueiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB. As capacidades atuais de armazenamento são variadas, existindo flash drives com capacidade de até 256 Gigabytes. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada, sendo a mais comum a USB 2.0 e a mais recente a USB 3.0. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.

  Oferecem vantagens potenciais em relação a outros dispositivos de armazenamento portáteis, particularmente disquetes, dispositivo praticamente extinto pelo desuso após a popularização das pen drives. São mais compactos, rápidos, têm maior capacidade de armazenamento, são mais resistentes devido a ausência de peças móveis. Adicionalmente, tornou-se comum computadores sem drives de disquete, portas USB por outro lado, estão disponíveis em praticamente todos os computadores e notebooks. Os drives flash utilizam o padrão USB mass storage ("armazenamento de massa USB" em português), nativamente compatível com os principais sistemas operacionais, como o Windows, o Mac OS X, o Linux, entre outros. Em condições ideais, as memórias flash podem armazenar informação durante dez anos.

 

Rita Nossa

 

Placa de captura de TV








Uma placa sintonizadora/captura de televisão é um componente de computador que permite que sinais de televisão e vídeo composto sejam recebidos por um computador. A maioria das placas sintonizadoras também funcionam como placas de captura de vídeo, permitindo-as gravar programas de TV no disco rígido.



André Azevedo








Placa De Som









Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição. Estas permitem ligar ao computador vários dispositivos como o microfone, os altifalantes, a unidade de leitura do CD áudio e a aparelhagem hi-fi.





Maria João






Placa gráfica



Placa de gráfica, também chamada de adaptador de vídeo ou aceleradora gráfica, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em octetos.Nos computadores de baixo custo, as placas de vídeo estão incorporadas na placa-mãe, não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória via do sistema, normalmente denomina-se memória (com)partilhada.



Já em computadores bons e mais sofisticados, o adaptador de vídeo pode ter um processador próprio, o GPU ou acelerador gráfico. Trata-se de um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais, e acelerar os bidimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rápido.


André Azevedo


Placa gráfica









A função das placas gráficas é a produção das imagens que são exibidas nos monitores dos computadores. O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa gráfica e por ordem do processador. Quanto mais memória de vídeo existir no sistema, melhor é a resolução e mais cores são possíveis representar.


As placas de vídeo modernas são as do tipo SVGA (gama de padrões de placas gráficas). A diferença entre as actuais placas SVGA e as mais antigas, as VGA, é o maior número de cores e maior capacidade de resolução. Além disso, as placas SVGA modernas possuem recursos avançados, como aceleração de vídeo, aceleração 2D e aceleração 3D.


Tiago Granja



Placa de som









Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.Antes que se pensasse em utilizar placas, com processadores dedicados, os primeiros IBM PC/AT já vinham equipados com um dispositivo para gerar som, que se mantém até hoje nos seus sucessores, os speakers, pequenos alto-falantes, apesar dos PCs atuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altíssima resolução.


  O funcionamento destes dispositivos era, e ainda é, bem primitivo. Um oscilador programável recebe um valor pelo qual dividirá a frequência base, e um flip-flop, liga e desliga o alto-falante. Não há como controlar o volume, mas isso não impede que ao utilizar-se de recursos de algoritmos bastante complexos, um programador possa conseguir um razoável controle. Tanto o beep inicial que afirma que as rotinas de inicialização do computador foram concluídas com sucesso, quando os beep informando falhas neste processo, e as musicas dos jogos são gerados do mesmo modo.

Rita Nossa


Placas de captura de TV








Placas de captura de TV são dispositivos que permitem fazer a sintonia do sinal TV e regularmente também do sinal rádio. Para além disso, permitem transformar o sinal analógico recebido em sinal digital, de forma a este poder ser processado pelo computador. De acordo com a qualidade das placas e do software utilizado, podem possibilitar realizar operações como a visualização de vários canais no monitor em simultâneo, a gravação de programas e a captura de imagens.


Vanessa Peixoto


 Placas de captura de Tv








As placas de captura de Tv são dispositivos que vão permitir fazer a sintonia do sinal tv e do sinal de radio .Permitem converter o sinal analógico em sinal digital de forma a ser processado pelo computador .

Dependendo da qualidade das placas de software utilizado podem ser utilizadas para visualização de vários canais , gravação de programas e captura de imagens .


Gabriel









Placas gráficas







As placas gráficas são os dipositivos responsáveis pela interligação do monitor com o processador. É possivel distinguir as placas gráficas entre si, de acordo com as suas características, tais como o número de cores, a resolução e a capacidade de memória da placa.


Élio Catarino


Placas Gráficas







A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa gráfica e por ordem do processador. Quanto mais memória de vídeo existir no sistema, melhor é a resolução e mais cores são possíveis de representar.



Rita Nossa








Plotters






As plotters ou traçadores de gráficos são dispositivos com uma finalidade semelhante à das impressoras, pois destinam-se à impressão de informação proveniente do computador.

Estas destinam-se principalmente à impressão, com elevada precisão, dos desenhos de peças, dos projetos de habitações e dos desenhos de painéis publicitários.

 







Élio Catarino



Plotter

Um plotter é uma impressora de alta precisão, que usa tintas especiais, geralmente em cartuchos de tintas de grande capacidade e imprime em rolos de mídia (papeis) de vários tipos. Os plotters sugiram com a necessidade de Engenheiros, Arquitetos, Cientistas e Técnicos tinham de obter impressões confiáveis e precisas, das quais poderiam se "extrair"  medidas ou distâncias, por exemplo, com uso de escalímetros. Os primeiros plotters, utilizavam canetas, ou Penas, como eram mais conhecidas. Nos anos 70, os plotters a pena eram a única forma de obter uma impressão de alta resolução e precisão. Nesta época a resolução das impressoras gráficas variavam de 72 a 100 dpi. Mas os primeiros plotters a pena da HP conseguiam resoluções de 1000 dpi. Um dos principais motivos da alta resolução dos primeiros plotters foi o fato de "imprimirem" ou plotarem um linha ou curva de uma vez só, graças à linguagem HPGL. HP criou a HPGL-Hewlett-Packard Graphics Language que se tornaria uma linguagem padrão para quase todos os plotter´s. A linguagem, é formada por uma combinação de 2 caracteres e parâmetros opcionais. Por exemplo, para "plottar" um arco os seguintes comando são enviados para o plotter: AA100,100,50; Significando um Arco Absoluto, com centro nas coordenadas (x,y) 100,100 do papel, com um ângulo de 50 graus no medido no sentido anti-horário. O plotter posicionava a pena no ponto 100,100 e traçava o arco de uma vez só.

 

Rúben Guimarães

 

Plotters

Um plotter ou lutther é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo mapas cartográficos, projectos de engenharia e grafismo.
 Primeiramente destinados a impressão de desenhos vetoriais, actualmente encontram-se em avançado estado de evolução, permitindo impressão de imagens em grande formato com qualidade fotográfica, chegando a 3560 dpi de resolução.
 Conhecidos como plotters de impressão, não dão saída como as impressoras desktop convencionais, utilizando programas específicos que aceitam arquivos convencionais de imagem como TIF, JPG, DWG, EPS e outros. Essas impressoras podem usar diversos suportes como papel comum, fotográfico, Pelicula, Vegetal, auto-adesivos, lonas e tecidos especiais. Com o passar dos anos aumentaram de tamanho e de qualidade.

 

Rita Nossa



Plotters



Plotters ou traçadores de gráficos são dispositivos com uma aplicação semelhante à das impressoras, pois destinam-se à impressão de informação proveniente do computador. Estas destinam-se principalmente à impressão, com elevado rigor, dos desenhos de peças, dos projectos de habitações e dos desenhos de painéis publicitários.


Vanessa Peixoto

Projectores De Video


 Um projector de vídeo processa um sinal de vídeo e projecta a imagem correspondente em uma tela da projecção usando um sistema de lentes. Todos os tipos de projectores de vídeo utilizam uma luz muito brilhante para projectar a imagem, e os mais modernos podem corrigir inconsistências como curvas, borrões e outras através de ajustes manuais. Projectores de vídeo são usados principalmente para apresentações, conferências, e em sistemas de Home theatre.

José Luís

 

Placas Gráficas

 
Tm a função de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa gráfica e por ordem do processador. Quanto mais memória de vídeo existir no sistema, melhor é a resolução e mais cores são possíveis de representar. 

Catarina Ferreira



Sem comentários:

Enviar um comentário