Glossário

I


Imagem

As imagens e os gráficos estão para as aplicações Multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, jornais e os livros. As imagens e os gráficos podem ser considerados, respetivamente, do tipo bitmap e do tipo vetorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. 
Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.





Sandra Ribeiro



Impressora

A impressora é um periférico que permite fazer uma saída impressa (em papel) dos dados do computador.
Caracteriza-se geralmente pelos elementos seguintes:
  • Velocidade de impressão: expressa em páginas por minuto (ppm), a velocidade de impressão representa a capacidade da impressora de imprimir um grande número de páginas por minuto.
  • Resolução: expressa em pontos por polegadas , a resolução define a fineza da impressão.
  • Tempo de aquecimento: representa o tempo de espera necessário antes da primeira impressão. Com efeito, uma impressora não pode imprimir "a frio", é necessário atingir uma certa temperatura para funcionar de maneira óptima.
  • Memória embarcada: trata-se da quantidade de memória que permite à impressora armazenar os trabalhos de impressão. Quanto mais a quantidade de memória é elevada, mais a fila de espera dos trabalhos pode ser considerável.
  • O formato de papel: de acordo com a sua dimensão, as impressoras são capazes de acolher diferentes dimensão de documentos, geralmente no formato A4 (21 x 29,7 cm), mais raramente no formato A3 (29,7 x 42 cm). Certas impressoras permitem igualmente imprimir sobre outros tipos de suportes, como os CD ou os DVD.
  • Alimentação papel: trata-se do modo de carregamento da impressora, caracterizando a maneira pela qual o papel virgem é armazenado.
  • Cartuchos: os cartuchos são raramente standard e dependem muito da marca e do modelo de impressora. Assim, certos construtores privilegiam cartuchos policromos, enquanto outros propõem cartuchos de tinta separados
  • Interface: trata-se das conexões da impressora. Os principais interfaces são os seguintes:
             - USB;
             - Paralelo;
             - Rede: este tipo de interface permite partilhar muito facilmente uma impressora entre vários computadores. Existem igualmente impressoras wireless, acessíveis através uma rede sem fios.



Rute Castro



Impressora

As impressoras são dispositivos de entrada que permitem imprimir os resultados das operações de processamento do computador.
Cada impressora tem um conjunto de características associadas, que as distingue das demais, como o número de páginas que imprime por minuto (ppm), a tecnologia de impressão (Laser, jatos,…) e a resolução ou pontos por polegada (dpi). Há vários tipos de impressoras: de impacto, de jato de tinta, a laser, térmica e solvente.



Jéssica Oliveira



Impressora

As impressoras são dispositivos que permitem imprimir os resultados das operações de processamento do computador. Cada impressora tem um conjunto de características, associadas, que as distingue das demais, como o número de páginas que imprime por minuto (ppm), a tecnologia de impressão (Laser, jatos,…) e a resolução ou pontos por polegada (dpi).

Sandra Ribeiro



ISO 9660

O ISO 9660 é a norma internacional de armazenamento de dados que faz a descrição da estrutura de arquivos e diretórios de um CD-ROM.
Os Administradores de maquinas Linux costumam normalmente montar o CD-ROM no diretorio/mnt/CD-ROM. Após a montagem, o conteúdo pode ser acessado normalmente como qualquer outro arquivo. O sistema de arquivos a ser montado não necessita estar fisicamente no mesmo dispositivo de armazenamento de do seu ponto de montagem como é o caso, por exemplo, dos CD-ROMs.
É um arquivo usado para distribuir pela internet um conteúdo para gravar em CD/DVD-ROM que se deseja que grave todos os arquivos exatamente como o "original".



Este sistema de ficheiros desenvolveu-se em 3 níveis:
  • Nível 1: permite utilizar no máximo 8 caracteres para o nome dos ficheiros e directórios e 3 caracteres para extensão dos ficheiros. Os caracteres permitidos são A-Z, 0-9 e o underscore (_). Os ficheiros têm que ser gravados num conjunto contínuo de bytes;
  • Nível 2: permite utilizar no máximo 31 caracteres para o nome dos ficheiros e directórios. Os ficheiros não podem ser fragmentados. Neste nível, a leitura dos nomes longos apresenta alguns problemas;
  • Nível 3: Não há restrições nos nomes dos ficheiros dos directórios.
André Azevedo



ISO 9660

É uma regra internacional de armazenamento de dados que descreve a estrutura de arquivos e directórios de um CD-ROM.

José Luís



ISO 13346

O ISO 13346 é uma norma internacional, na qual define o volume e a estrutura de ficheiros dos suportes de armazenamento que utilizam um funcionamento não sequencial para a transferência de informação. Esta norma é equivalente ao standard ECMA-167.



Maria João 




Sem comentários:

Enviar um comentário