Glossário

S/T


Scanners

São dispositivos que são usados para digitalizar documentos impressos .


Gabriel Soares








Semicondutores / Cartões de memória


Os cartões de memória servem para armazenar dados como texto, fotos, vídeos e músicas. Estes são usados em diferentes tipos de dispositivos de hardware como, por exemplo, câmaras fotográficas digitais, telemóveis e leitores de MP3. De entre os vários tipos de cartões de memória, destacam-se os CompactFlash, SmartMedia, SD (Secure Digital) Memory e MMC (MultiMedia Card).
 
 
                                                                                   Elio Catarino
 
 
 

Semicondutores / Cartões de memória

Os cartões de memória servem para armazenar dados como texto, fotos, vídeos e músicas. Estes são usados em diferentes tipos de dispositivos de hardware como: câmaras fotográficas digitais, telemóveis e leitores de MP3.
De entre os vários tipos de cartões de memória, destacam-se os CompactFlash, SmartMedia, SD (Secure Digital) Memory e MMC (MultiMedia Card).
 

Luisa Miguel
 

 

Sinal Analógico


Como um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contém um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.

Sandra Ribeiro
 

 

Sinal digital


É uma frequência com valores discretos (contínuos) no tempo e em longitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de frequência, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito. No entanto, o sinal digital é robusto. Ele pode ser corrigido usando rotinas de correção de erro se houver interferência. Além disso, os sinais digitais podem ser compactados, tornando os sistemas muito mais eficientes do que os analógicos.

http://www.youtube.com/watch?v=iFa0_outOfQ

André Azevedo


Som 

A principal característica que o som apresenta e que não encontramos no texto e nas imagens é que o som possui característica temporal. A maioria dos formatos de som (WAV, AIFF, SND) armazena a informação sonora na forma de sua respectiva onda. Já o formato MIDI, mais indicado para armazenar informações sonoras oriundas de instrumentos musicais armazena uma sequência de notas equivalente a que é tocada no instrumento.
Catarina Ferreira


Super Aúdio CD (SACD):

 Este formato resultou de um trabalho entre a Sony e a Philips. Assim, liga boas características de um padrão de som digital, porque aperfeiçoa a frequência de amostragem e o nível de quantização do sinal, melhorando a gravação e a reprodução dos sinais digitais. Com isto, a qualidade sonora também aumentou em comparação com os outros CD’s.
 
Oriana Rocha


Super Audio CD


Super Audio CD (SACD) é um disco áudio óptico apenas de leitura desenvolvido com o objectivo de disponibilizar uma maior fidelidade na reprodução de áudio digital, superando a reprodução do tradicional CD. Introduzido no mercado em 1999, foi desenvolvido pela Sony e Philips, as mesmas companhias que criaram o CD.
 
Compete com o DVD-Audio mas os dois formatos nunca se popularizaram no mercado de massa sendo restritos à entusiastas de áudio (audiófilos).
 
Rita Nossa


  ISO 13346

A ISO 13346 é uma norma internacional criada em 1995, que sofreu várias revisões até à atualidade. Esta define o volume e a estrutura de ficheiros dos suportes de armazenamento que utilizam um funcionamento não sequencial para a transferência de informação. Esta norma é equivalente ao standard ECMA-167 (European Computer Manufactures Association Standard number 167), 2ª edição.



Ana Castro

 



Teclado


O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.

Os teclados mais comuns são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema. Juntamente ao rato, é uma das principais interfaces entre o computador e o utilizador.


Rita Nossa


Teclado

Imagem de teclado mostrando os tipos de teclas

O teclado do computador é um tipo de dispositivo de entrada utilizado para a entrada manual no sistema, de dados e comandos. Possui teclas que representam letras, números, símbolos e outras funções. Existem vários tipos de teclados, com mais ou menos funções, permitindo o acesso mais fácil às aplicações. 



Jéssica Oliveira

 
 
 

Teclados

Os teclados são dispositivos que permitem digitar dados ou instruções para o computador. Existem vários tipos de teclados com mais ou menos funções e com teclas multimédia, permitindo o acesso mais fácil às aplicações.

Élio Catarino
 

Texto

É um tipo de media estático. Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de Notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como, por exemplo, o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text.

Jéssica Oliveira

Texto

Texto - é a forma mais básica e simples de se representar dados num computador. Existe o formato ASCII, quando o texto não possui nenhum tipo de formatação e o formato estruturado ( Word, WordPerfect, HTML  onde) é possível apresentar o texto formatado, tornando a leitura mais agradável.

 Catarina Ferreira

 Tipos de media (conceito)


Os tipos de produtos multimédia podem ser baseados em páginas e no tempo.
 
Em ambos os tipos de produtos multimédia, as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.

·         Baseados em páginas

São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
 
 
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interativa e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado.
·         Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.



Tipos de média (conceito)

  • Baseados em páginas


São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos média tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.

Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produto, as componentes interativa e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de ações em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado



  • Baseados no tempo


    • São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.

    • Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.

    • A interatividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.

    • A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.


Em ambos os tipos de produtos multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.

Ana Catarina


Tipos de média

Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis. A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts. A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.

Francisca Joyce
 
 
 
 
Existe vários tipos de media tais como os textos , gráficos , imagens , animações e o áudio .Eles são importantes pois servem de base à criação de aplicações de multimédia . Estes podem ser classificados através  de diferentes maneiras.

Gabriel Soares


Tipos de média


Elementos como textos, gráficos ou imagens fazem parte dos tipos de média. Estão divididos em 2 tipos: estáticos e dinâmicos. Os tipos de média estáticos são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial. Os dinâmicos são os tipos de informação que exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa.

Tiago Granja

 
 
 
Tipos de media
 
Os media dividem-se em vários tipos, como por exemplo:
 
·        Texto (forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos)
 
·       Áudio (O áudio corresponde à reprodução eletrónica do som
 
nos formatos analógico ou digital.)
 
·      Imagens (tipo bitmap)
 
·      Vídeo (corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames)
 
·      Animações (corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos)
 
·      Gráficos (tipo vectorial)

Ana Catarina

Tipos De Media Dinâmicos

          Tipos De Media Dinâmicos (temporais ou contínuos) - referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa. Por outras palavras, o tempo, ou mais exactamente as dependências temporais entre os elementos que constituem a informação, faz parte do próprio conteúdo.

Catarina Ferreira


Tipos de media


Existem dois tipos de média, a média estática e a dinâmica. Quais são as diferenças entre a média estática e média dinâmica?
 
Os tipos de média estática, também chamados de discretos ou espaciais, são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial. Por exemplo: texto e imagens.
 
Quanto aos tipos de média dinâmicos, também designados de temporais ou contínuos, estes dependem do tempo. A sua apresentação exige uma reprodução contínua, à medida que o tempo passa. Por exemplo, as animações, os vídeos e os sons.
 
Catarina Miranda




Touchpads

Os touchpads são dispositivos que substituem os ratos nos computadores portáteis. Como a palavra indica são importantes pois só com o nosso toque (com um dedo) conseguimos executar a mesma coisa do que utilizássemos um rato. As funções entre um rato e um touchpad são iguais na actualidade.
Gabriel


Os touchpads são dispositivos que substituem os ratos nos computadores portáteis. A maioria dos touchpads atuais têm quase todas as funções que podem ser desempenhadas pelos ratos.
Élio Catarino



Touchpad



O Touchpad é um dispositivo sensível ao toque, utilizado em computadores portáteis, para substituir o mouse, utilizando células sensíveis ao toque. Atualmente, os touchpad identificam vetores x e y usando a capacitância proporcionada pela pele dos dedos (ou um objecto condutor de electricidade) na superfície, então o microprocessador identifica o valor das cargas e sabe quais células foram pressionadas. Para gerar um movimento, ele identifica quais as primeiras e quais as últimas células pressionadas, gerando linhas retas em intervalos de milisegundos. Essas linhas geradas a cada milisegundo juntas formam o movimento do cursor.
         Os modelos antigos utilizavam sensores de pressão, porém este sistema não é mais utilizado nos atuais touchpads - como os de notebooks, principalmente - por não possuírem a mesma qualidade e durabilidade das novas tecnologias.
Rita Nossa


Touch Screens

Touch screens são ecrãs que, para além de nos apresentarem informação, são sensíveis ao toque do dedo ou de outros dispositivos adequados, substituindo o rato. São de fácil utilização e resposta rápida, sendo utilizados em quiosques multimédia e postos de vendas.

Vanessa Peixoto
Touch screens- ecrã táctil ou touch screen, é um tipo de tela sensível à pressão, não necessitando de periféricos de entrada de dados, como o teclado. Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a eléctricidade estática. A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Este ecrã é ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas.
 

José Luis


Touch screens

Os touch screens são ecrãs que, para além de nos apresentarem informação, são sensíveis ao toque do dedo ou de outros dispositivos adequados, substituindo o rato. São de fácil utilização e resposta rápida, sendo utilizados em quiosques multimédia e postos de vendas.

Élio Catarino


Touch-screen é um tipo de ecrã sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática. A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Este ecrã é ideal para jogos, por exemplo e são especialmente utilizados em terminais multi-banco.
Catarina Ferreira








Trackball

O trackball é um dispositivo de hardware, similar ao mouse, que foi originalmente criado em 1952. Diferente do mouse tradicional (que deve ser movido sobre um mousepad ou tapete), o trackball permanece imóvel enquanto o usuário manipula uma grande esfera geralmente localizada em sua parte superior para mover o cursor na tela ou ecrã do computador. Muitos usuários preferem o trackball por causa da sua maior facilidade de uso e por causa da menor incidência de dores nos pulsos (LER) em relação ao mouse tradicional, pois só movem a esfera com o polegar, os dedos ou as mãos.
Rita Nossa

.




 

Trackballs são dispositivos que substituem os ratos, mas com uma vantagem , economiza o espaço .

Gabriel



O Trackball é um dispositivo de hardware semelhante ao rato. Concebido por Tom Cranston, Fred Longstaff e Taylor Kenyon em 1952, este foi desenhado para permanecer imóvel, enquanto o usuário manipula uma esfera.


A marca BlackBerry é conhecido por causa da pequena trackball que inseriram no telemóvel de modo ao utilizador poder ter mais facilidade a interagir com o equipamento.









Tiago Oliviera


O trackball é um dispositivo de entrada, parecido ao rato, que foi originalmente criado em 1952.

Diferente do rato tradicional, o trackball permanece imóvel enquanto o utilizador manipula uma esfera geralmente localizada na parte superior para mover o cursor na tela ou ecrã do computador. Apresenta uma maior facilidade, pois só movem a esfera com o polegar, os dedos, ou as mãos, havendo assim menor incidência de dores nos pulsos em relação ao rato tradicional e economiza espaço.

Jéssica Oliveira






 Teclado são os dipositivos que vão permitir a digitalização  dos dados ou de outras quaisquer instruções para o computador .

Existem variados tipos de teclados, mas todos com mais ou menos a mesma função , mas todos eles com teclas de multimédia , servindo de atalhos para aceder mais fácil as aplicações.

Gabriel Soares


Tipos de Média Dinâmicos


Os tipos de media dinâmicos ao contrário do tipos de media estáticos são tipos que juntam informação dependentes do tempo. Exemplos disso são o áudio, o vídeo e animação.
Nestes casos em especifico, se surgir uma alteração no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos vai conduzir a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.

Gabriel Soares

 Animação
Áudio
Vídeo
 
 
 
 

Baseados em páginas
Desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial.
Exemplos: revistas, livros, jornais.
Em produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas
utilizando as hiperligações existentes entre elas.






Baseados no tempo 
Desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo.
Exemplos: filmes, animação.

Em produtos multimédia, os conteúdos podem ser sincronizados,
permitindo definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
São usados scripts para criar interactividade nos produtos multimédia

Rute









 

Sem comentários:

Enviar um comentário