Glossário

L




Linearidade
Um exemplo de linearidade é o programa de televisão, em que não é possível para o telespectador alterar a programação nem a perspetiva de filmagem de determinada câmara de filmar.
Um exemplo de não-linearidade é a simples utilização de um CD, que dá a possibilidade, ao utilizador, de selecionar as opções pretendidas. 
Francisca Joyce








Linearidade
 A linearidade baseia-se basicamente em um monte de informação recebida pelo utilizador do computador, no qual o utilizador não possui nenhum controlo sobre ela, não pode nem alterá-la nem definir como ela se realiza. Esta é a forma mais utilizada, como por exemplo, o professor ensina e o aluno limita-se a recolher informação. 
As vantagens da linearidade é que é muito objectiva e fornece ao utilizador apenas o que é necessário, desta forma o utilizador recebe a informação mais rapidamente. 
Como desvantagem podemos afirmar que é mais complicado de aprender, pois não tendo interacção com a máquina não é tão fácil de entender estando limitado a assistir.

Miguel Zenha 

Linearidade e não - linearidade



Sistemas de Multimédia Linear
É um sistema passivo com um nível de transferência onde o utilizador recebe a informação, instrução, suporte e entertenimento sem qualquer controlo sobre o conteúdo da apresentação.

Exemplos :

Programa de televisão - o telespectador não pede alterar a programação nem a perspectiva de filmagem de determinada câmara de filmar.


Sistemas de Multimédia Não-Linear

É um sistema com um nível de tranferência de informação mais elevado.
O utilizador pode participar activamente na apresentação, tendo a possibilidade de optar pela manipulação de diferentes conteúdo.
A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.

Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.


Exemplos:


Utilização de um CD - possibilidade de
selecionar as opções pretendidas.
Ana Catarina



Um exemplo: de linearidade é um programa de televisão, onde o telespectador não tem a possibilidade de alterar a programação nem a perspectiva de filmagem de determinada câmara de filmar.
Um exemplo: de não-linearidade é a simples utilização de um CD de música, em que o utilizador pode seleccionar as opções pretendidas.

Francisca Joyce


Sem comentários:

Enviar um comentário