Linearidade
Um exemplo de linearidade é o programa de televisão, em que não é possível para o telespectador alterar a programação nem a perspetiva de filmagem de determinada câmara de filmar.
Um exemplo de não-linearidade é a simples utilização de um CD, que dá a possibilidade, ao utilizador, de selecionar as opções pretendidas.
Francisca Joyce
Francisca Joyce
Linearidade
A linearidade baseia-se basicamente em um monte de informação recebida pelo utilizador do computador, no qual o utilizador não possui nenhum controlo sobre ela, não pode nem alterá-la nem definir como ela se realiza. Esta é a forma mais utilizada, como por exemplo, o professor ensina e o aluno limita-se a recolher informação.
As vantagens da linearidade é que é muito objectiva e fornece ao utilizador apenas o que é necessário, desta forma o utilizador recebe a informação mais rapidamente.
Como desvantagem podemos afirmar que é mais complicado de aprender, pois não tendo interacção com a máquina não é tão fácil de entender estando limitado a assistir.
Miguel Zenha
Linearidade
e não - linearidade
Sistemas de Multimédia
Linear
É
um sistema passivo com um nível de transferência onde o utilizador recebe a
informação, instrução, suporte e entertenimento sem qualquer controlo sobre o
conteúdo da apresentação.
Exemplos :
Programa de televisão - o telespectador não pede alterar a
programação nem a perspectiva de filmagem de determinada câmara de filmar.
Sistemas de Multimédia
Não-Linear
É um sistema com um nível de tranferência de informação mais
elevado.
O utilizador pode
participar activamente na apresentação, tendo a possibilidade de optar pela
manipulação de diferentes conteúdo.
A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do
utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não
podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.
Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está
limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir
com ele e decidir o desenrolar da apresentação.
Exemplos:
Utilização de um CD - possibilidade de
selecionar as opções pretendidas.
Um exemplo: de linearidade é um programa de televisão, onde o telespectador não
tem a possibilidade de alterar a programação nem a perspectiva de filmagem de
determinada câmara de filmar.
Um exemplo: de não-linearidade é a simples utilização
de um CD de música, em que o utilizador pode seleccionar as opções pretendidas.
Francisca
Joyce
Sem comentários:
Enviar um comentário