Glossário

E



 Extensão El Torito


É uma especificação para a criação de um CD de arranque de um computador. Desta forma, evita-se a utilização de uma disquete ou de um disco rígido se o BIOS do computador estiver configurado para fazer arrancar o sistema operativo a partir de um CD. Ao criar um CD de arranque utilizando a extensão EI Torito, nos primeiros 1,44 ou 2,88 MB vai ser criada uma imagem de uma disquete de arranque. Esta imagem é lida pelo BIOS como se se tratasse, de facto, de uma disquete de arranque.

Vanessa Peixoto 


El Torito Bootable CD Specification (“El Torito") é uma extensão da especificação de CD-ROM ISO 9660. Foi construído para permitir que um computador seja iniciado a partir de uma unidade de CD-ROM. O  seu lançamento foi em 1995 como uma proposta conjunta da IBM e do fabricante de BIOS Phoenix Technologies.O BIOS de um pc (é o responsável pelo acesso básico a hardware)   procurará o código de inicialização num CD ISO 9660 de acordo com a especificação” El Torito”. Isto evita a utilização de uma disquete ou disco rígido.

Tiago Granja




Extensão Joliet


A extensão Joliet foi desenvolvida pela Microsoft para superar as limitações da norma ISO 9660 e conceder resposta às especificações dos sistemas operativos mais recentes, segurando a compatibilidade com o sistema operativo MS-DOS. Das limitações apresentadas pelos sistemas de ficheiros ISSO 9660, as especificações da extensão Joliet permitem também a utilização de nomes longos, até 64 caracteres Unicode incluindo o espaço. 

Oriana Rocha




Extensão Joliet- Ultrapassar as limitações da norma ISO 9660 e dar resposta às especificações dos sistemas operativos mais recentes, mantendo a compatibilidade com o sistema operativo MS-DOS. Das limitações apresentadas pelos sistemas de ficheiros ISSO 9660, as especificações da extensão Joliet permitem, entre outras:
  •  A utilização de nomes longos, até 64 caracteres Unicode incluindo o espaço;
  •  A expansão da árvore de directórios acima dos 8 níveis.
Vanessa Peixoto




A extensão Joliet é um padrão desenvolvido pela Microsoft para o Windows 95 que permite que CD's sejam gravados usando nomes de arquivo longos. Esta foi desenvolvida para ultrapassar as dificuldades do ISO 9660 (CDFS). O padrão Joliet permite usar nomes de arquivos que possuam até 64 caracteres de comprimento, incluindo espaços, e também permite usar caracteres Unicode para um melhor suporte internacional. O padrão Joliet grava o nome de arquivo padrão DOS associado (8 + 3 caracteres) para cada arquivo de modo a que o CD possa ser lido em sistemas DOS ou em versões anteriores do Windows. 

Élio Catarino



Foi desenvolvida pela Microsoft para ultrapassar as ilimitações da norma ISO 9660 e dar resposta às especificações dos sistemas operativos mais recentes, mantendo a compatibilidade com o sistema operativo MS-DosDas limitações apresentadas pelos sistemas de ficheiros a ISO 9660 , as especificações da extensão Joliet permite , entre outras :

- a utilização de nomes longos , até 64 caracteres Unicode , incluindo o espaço ;

- a expansão da árvore de diretórios acima dos 8 níveis.

Xana





Enhanced Music CD


O formato Enhanced Music CD permite criar CD com áudio e dados segundo uma nova concepção. Neste formato as pistas de áudio vão ser gravadas no início do CD e as pistas de dados no fim. Estes discos são mais indicados como suporte multimédia do que os discos CD-DA, que apenas suportam áudio. No formato Enhanced Music CD, as unidades de leitura CD-DA apenas lêem o áudio e ignoram os dados e as unidades de leitura CD-ROM XA lêem o áudio e os dados. 

Ana Catarina





Extensão Rock Ridge

Estabelece um conjunto de especificações adicionais referentes à norma ISO 9660, possibilitando, desta forma, suportar as especificidades de sistemas operativos diferentes do MS Windows. Aplica-se a sistemas baseados no sistema operativo Unix/Linux. Da extensão Rock Ridge destacam-se as seguintes características: suporte para directórios ou pastas e o nome dos ficheiros com um máximo de 31 caracteres. Ao ler um CD no Linux com as extensões Rock Ridge, todas as informações associadas aos ficheiros, como proprietário, grupo, permissões e ligações simbólicas, são mostradas, à semelhança do que acontece com o sistema de ficheiros do Unix. 

Vanessa Peixoto

Sem comentários:

Enviar um comentário