Glossário

D


DVD-R,+R  

   Permitem a gravação de dados uma só vez e podem ser lidos pela maioria de leitores de DVD; Estes tipos de DVD variam na capacidade podendo ter: 4.7 GB (Single Layer) ou 8.5 GB (Double Layer). Se for Single-sided a capacidade pode atingir os 9.4 GB (single Layer) e se for dual sided a capacidade máxima é de 17 GB.                                   
                                                                                                                                      
Jéssica Reis

DVD Hybrid 

   Permite ter em cada um dos lados de um DVD um formato diferente como DVD-ROM de um lado e DVD-RAM do outro. Estes DVD permitem o seu funcionamento dos dois lados.  

Vanessa Peixoto


DVD hybrid    

   O formato DVD hybrid permite ter em cada um dos lados de um DVD um formato diferente como DVD-ROM de um lado e DVD-RAM do outro. Estes DVD permitem o seu funcionamento dos dois lados. 




Rúben Guimarães e Xana Tavares


DVD hybrid   

   O formato DVD hybrid permite ter em cada um dos lados de um DVD um formato diferente como DVD-ROM de um lado e DVD-RAM do outro. Estes DVD permitem o seu funcionamento dos dois lados. 



 
Luísa Miguel

 

DVD hybrid

   Existem dois tipos de formatos híbridos: os que contêm formato de vídeo padrão DVD-Video para reprodução em leitores de DVD normais  o vídeo HD DVD para reprodução em alta definição em HD DVD players. Qualquer tipo de conteúdo do computador pode ser adicionado ao DVD. Exemplo: cópia digital de um filme para download para dispositivos electrónicos. 

Jéssica Reis


Dispositivos de entrada

   São todos os dispositivos que permitem a comunicação no qual o utilizador pode interagir ou controlar com a execução de aplicações que pertencem a multimédia. Teclados,Ratos, Touchpads, scanners, câmaras digitais e microfones são exemplos de dispositivos de entrada. 

Gabriel Soares

    Disco rígido

   É a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes : IDE/ATA, SerialATA,SCSI, Fibre channel, SAS. 


Maria João




Dispositivos de saída

   Os dispositivos de saída permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.




Gabriel Soares



Dispositivos de entrada (Input)

   Teclado, rato, caneta óptica, microfone, webcam, joystick, scanner (digitalizador de imagem).

Catarina Ferreira


Dispositivos de saída (Output)  

   Monitor; impressora, plotter (traçador gráfico), datashow (projector de imagens), placa de som, projector de vídeo (video projector), altifalante.

Catarina Ferreira




Dispositivos de Entrada e de Saída (Input / Output)

   Unidades de discos, unidades de disquetes, modems, adaptadores de rede, CD-R e CD-RW.  

Catarina Ferreira




Dispositivos de entrada e saída

 






Rute Silva




Dispositivos de ligação e redes 

   São dispositivos, como as placas de rede, modems e bluetooths, que permitem a ligação de um computador a uma rede de computadores. 




























Gabriel Soares


Dispositivo e ligação a redes

   São dispositivos, como as placas de rede, modems e bluetooths, que permitem a ligação de um computador a uma rede de computadores.
A placa de rede (chamada Network Interface Card em inglês e notada NIC) constitui o interface entre o computador e o cabo da rede. A função de uma placa de rede é preparar, enviar e controlar os dados para a rede. 



  • O LED verde corresponde à alimentação da placa;


  • O LED cor de laranja (10 Mb/s) ou vermelho (100 Mb/s) indica uma actividade da rede (envio ou recepção de dados).


A placa de rede possui geralmente dois sinais luminosos (LEDs):

   Para preparar os dados a enviar, a placa de rede utiliza um transcrever que transforma os dados paralelos em dados série. Cada placa dispõe de um endereço único, chamado dirige MAC, atribuído pelo construtor da placa, que lhe permite ser identificada de maneira única no mundo entre todas as outras placa de rede.
   As placa de rede dispõem de parâmetros que é possível configurar. Entre eles figuram a interrupção material (IRQ), o endereço básico da porta E/S e o endereço básico da memória (DMA).


   Para garantir a compatibilidade entre o computador e a rede, a placa deve ser adaptada à arquitectura do canal de dados do computador e ter o tipo de conectivo adequado aos cabos. Cada placa é concebida para se adaptar a um certo tipo de cabo.

 
Divulgação:

Online- A Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.


Offline- A divulgação offline de conteúdos multimédia é realizada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD,DVD. 


Tiago Granja


Divulgação do conteúdo multimédia online


Na generalidade quando falamos da divulgação de conteúdos estamos a falar sobre a WWW (World Wide Web), mas não é esta a única forma de realizar. Para isto nem sequer é necessário estar ligado à rede informática. Basta simplesmente colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco.

Miguel Zenha



DVD Áudio

  É um disco de áudio para gravação de som em alta definição. Este DVD não foi criado para gravação de vídeo. O formato DVD Audio surgiu em 2000 e é semelhante ao CD Áudio, mas em DVD.  Para além da sua grande capacidade de armazenamento, permite também incluir música, informações adicionais, biografias de artistas, letras das músicas e videoclips.




Podem ser reproduzidos num leitor de DVD Áudio ou de DVD Vídeo. 
 


Jéssica Reis



DVD Audio 

Proporcionou à indústria discográfica um novo impulso de desenvolvimento, possibilitando recolher áudio com alta qualidade e, devido à sua grande capacidade de armazenamento, incluir, além de música, informações adicionais, tais como biografias dos artistas, letras das músicas e videoclips. Podem ser reproduzidos num leitor de DVD Áudio ou de DVD Vídeo. 
  
Vanessa Peixoto


DVD Vídeo 

 É um formato de vídeo mais indicado para armazenar filmes completos com alta qualidade de vídeo e áudio. Permite que o utilizador interaja, pois este consegue visualizar cenas de diferentes ângulos e seleccionar diferentes desfechos para o filme. As unidades de leitura/escrita de DVD Vídeo permitem a utilização de CD nos formatos CD-DA, Vídeo CD, CD-R e CD-RW e a utilização de DVD nos formatos DVD-R, DVD-RW, DVD+R e DVD+RW quando as unidades o possibilitem. 


Jéssica Reis


DVD-R, +R 

Permitem a gravação de dados uma só vez e podem ser lidos pela maioria de leitores de DVD; Estes tipos de DVD variam na capacidade podendo ter:
·         4.7 GB (Single Layer)
·         8.5 GB (Double Layer)
Se for Single-sided a capacidade pode atingir os 9.4 GB (single Layer) e se for dual sided a capacidade máxima é de 17 GB.

Jéssica Reis


DVD-RAM  

 Permitem a regravação (é idêntica aos DVD-RW) sendo os DVD-RAM mais rápida que os DVD-RW. Permite editar o conteúdo do DVD sem ter de apagar todo o conteúdo que já estava gravado. Oferece a possibilidade de gravação e leitura simultâneas (time shift) sem o risco de apagar a gravação. Compatível com poucos leitores de DVD.  Os primeiros discos DVD-RAM têm capacidades de 2.6 GB (Single-sided) ou 5.2 GB (Double-sided) Os discos DVD-RAM, versão 2, têm Capacidades de 4.7 GB (Single-sided) ou 9.4 GB (Double-sided).

Jéssica Reis

DVD-ROM

 Surgiu para substituir o formato CD-ROM, tendo mais capacidade de armazenamento do que este e auxiliando de suporte aos formatos DVD Vídeo e DVD Áudio. Este formato é indicado para guardar diversas aplicações multimédia e jogos com mais realismo.
As unidades de leitura de DVD-ROM possibilitam ler CD com os formatos CD-DA e CD-ROM e, actualmente, substituem as unidades de leitura dos CD-ROM nos computadores. Estas unidades, quando equipadas com dois lasers, podem, também, efectuar a leitura dos formatos CD-R e CD-RW. 


 Vanessa Peixoto

DVD-RW, +RW

 Os DVD-RW permitem gravar e apagar cerca de mil vezes e os DVD+RW: é uma evolução do DVD-RW ( também permite gravar e apagar cerca de mil vezes),mas possui importantes aperfeiçoamentos, em especial uma compatibilidade muito maior com os DVD Players. Este tipo de DVD pode ter 4.7 GB, 8.5 GB, 9.4 GB e 17GB. 


Jéssica Reis

   

Dispositivos de armazenamento óptico


    Os dispositivos de armazenamento ópticos são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimédia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador. Este tipo de armazenamento são dispositivos em que a leitura e a gravação dos dados são realizados por processos ópticos, ou seja, através da utilização da tecnologia laser. Os exemplos são: CD e DVD. 


















Maria João


    Dispositivos de armazenamento semicondutores 

   As pen drives são dispositivos utilizados para armazenar todo o tipo de dados, ligando-se aos computadores através de uma porta USB. A principal vantagem deste tipo de dispositivo é o facto de proporcionar um meio prático no transporte de dados entre computadores.




Sandra Ribeiro

 

   Divulgação do conteúdo multimédia offline 

   A divulgação offline é o tipo de divulgação que consiste no armazenamento. No caso deste tipo de divulgação a maioria os suportes utilizados são os CD’s e os DVD’s. Uma vantagem deste tipo de divulgação é que o utilizador tem uma mais fácil utilização deste tipo de suporte e permite uma maior quantidade de espaço para armazenamento. Uma desvantagem é que o utilizador necessita de mover os CD’s ou DVD’s para outro lugar se quiser acede, enquanto que o modo online basta a ligação à rede. 


Miguel Zenha


Dispositivos de ligação a redes  
    
   São dispositivos, como as placas de rede, modems e bluetooths, que permitem a ligação de um computador a uma rede de computadores.
A placa de rede (chamada Network Interface Card em inglês e notada NIC) constitui o interface entre o computador e o cabo da rede. A função de uma placa de rede é preparar, enviar e controlar os dados para a rede.




  • O LED verde corresponde à alimentação da placa;

  • O LED cor de laranja (10 Mb/s) ou vermelho (100 Mb/s) indica uma actividade da rede (envio ou recepção de dados).

   A placa de rede possui geralmente dois sinais luminosos (LEDs):


   Para preparar os dados a enviar, a placa de rede utiliza um transcrever que transforma os dados paralelos em dados série. Cada placa dispõe de um endereço único, chamado dirige MAC, atribuído pelo construtor da placa, que lhe permite ser identificada de maneira única no mundo entre todas as outras placa de rede.
   As placa de rede dispõem de parâmetros que é possível configurar. Entre eles figuram a interrupção material (IRQ), o endereço básico da porta E/S e o endereço básico da memória (DMA).


   Para garantir a compatibilidade entre o computador e a rede, a placa deve ser adaptada à arquitectura do canal de dados do computador e ter o tipo de conectivo adequado aos cabos. Cada placa é concebida para se adaptar a um certo tipo de cabo.











Élio Catarino
 



Sem comentários:

Enviar um comentário